top of page
  • Foto do escritorThiago Barreira

Como Escolher Sua Faculdade no Exterior: Guia Definitivo!


Está com dúvidas em relação a qual faculdade escolher e onde morar nos EUA? Veja aqui um GUIA COMPLETO que irá lhe ajudar na SUA DECISÃO!

Aposto que você também está com a mesma dúvida que eu tive quando eu escolhi minha universidade nos Estados Unidos!

Bom, tentarei aqui te explicar da maneira mais simples possível como tomar uma decisão extremamente importante que terá impacto para o resto de suas vidas!

Utilizarei em todo meu artigo, uma técnica de gestão chamada 5W2H, que é basicamente uma maneira de organizar o pensamento e tornar o seu planejamento mais eficiente e simples de alcançar!


As melhores faculdades nos EUA

Basicamente, 5W2H remete as seguintes palvras: what, why, where, when, who, how, how much.

Com estas simples perguntas, lhe ajudaremos a decidir qual faculdade você irá escolher quando for aceito em uma universidade no exterior! Vamos começar?!

What?

Aqui você irá se perguntar "o que será feito" por você. Creio que, no seu caso, a resposta seja: "fazer uma faculdade de 'Engenharia' (ou qualquer outra da sua escolha) nos Estados Unidos.

Pois bem. Agora que você já conseguiu responder esta pergunta, você deve pesquisar quais são as melhores faculdades dentro do curso que você deseja fazer. Olhar o ranking, ex-alunos, professores e estrutura física da universidade irão impactar diretamente na sua decisão!

Why?

Aqui você responde a pergunta "Por quê quero fazer intercâmbio e por quê esta universidade?". No seu caso, você deverá responder com respostas óbvias como: vivenciar uma nova cultura, adquirir a fluência no inglês, fazer novas amizades, melhorar meu diferencial competitivo.

Porém, quando você estiver em uma "sinuca de bico" e tiver que decidir entre três universidades, você deve responder as seguintes perguntas: "Por quê esta universidade?" "Quais os pontos positivos e negativos?". Estes simples questionamentos irão te direcionar para uma decisão mais consciente!

Where?

"Onde será feito o intercâmbio?" "Qual a localidade?"

MUITOS dos nossos estudantes e atletas que ajudamos durante o processo de procura e auxilio em bolsas de estudos nos EUA tomam a localidade como um fator extremamente impactante em sua decisão.

Muitos chegam a dizer: "só vou se for para Florida, Nova Iorque, California". Não é bem por aí! A maioria das vezes, as melhores oportunidades aparecem em estados menores!

Portanto, caso você tenha sido aceito em universidades em localizações que você não gostaria, não perca a paciência! Você poderá se transferir após um ou dois anos e você poderá estudar no estado que quiser!

When

Esta pergunta não se encaixa muito após você ter sido aceito nas faculdades, mas É MUITO IMPORTANTE para seu planejamento ANTES de se matricular em uma universidade americana!

O motivo principal é que dependendo da data que você deseja ingressar em uma universidade americana, sua preparação necessita ser realizada com antecedência mínima de 12 meses! Ou seja, se você tem um objetivo de ir para uma determinada universidade, isto deve ser feito com ANTECEDÊNCIA, PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO!

Who

No seu caso não entra muito em questão, pois quem fará o intercâmbio será você mesmo ou seu filho/amigo.

How

"Como será feito o intercâmbio?" "Irei contratar uma empresa ou farei por conta própria?" Estas são perguntas extremamente relevantes que terá o maior impacto de todos!

Empresas de intercâmbio especializadas em faculdades conhecem atalhos, regras, dicas, documentação e pessoas que irão fazer sua experiência menos dolorosa e mais proveitosa com uma chance menor de qualquer tipo de risco!

Ou seja, não é recomendável se aventurar em um intercâmbio se você não sabe a procedência!

How Much

Talvez esta pergunta junto com "when" tenha o maior impacto de TODOS, porque irá mexer DIRETAMENTE COM SEU BOLSO!

Caso você tenha que decidir entre 3 universidades e você gosta de todas elas igualmente, é óbvio que sua decisão irá passar pelo INVESTIMENTO a ser feito em cada uma delas!

No entanto, escolher uma universidade com menor valor nem sempre é a melhor escolha, pois dependendo do seu objetivo, as outras faculdades podem ter mais visibilidade nos campos: acadêmico e esportivo.

Gostou?

Acesse e INSCREVA-SE!

286 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page