• Thiago Barreira

Como Dormir Mais Pode Melhorar o Seu Futebol?


O sono muda o desempenho de um jogador de futebol? Entenda como dormir irá te fazer um jogador melhor.


Nos últimos anos, a ciência do esporte teve um grande crescimento e como consequência disso o desempenho dos atletas em todas as modalidades esportivas vem aumentando. Além de maiores conhecimentos sobre a preparação técnica, tática e física dos atletas, comportamentos e cuidados fora do momento do treino têm sido fundamentais para essa melhora. Há muito tempo não é segredo que o sono é muito importante para a saúde e a falta dele nos traz prejuízos.

Mas qual a relação direta e específica com o desempenho físico e do desempenho de atletas e dos jogadores de futebol?

Ao longo desse texto, vamos mostrar de forma prática como o sono pode melhorar a sua performance.

O sono vem ganhado muita importância para os atletas olímpicos. Os grandes campeões e medalhistas de diferentes modalidades vêm relatando melhoria após modificarem sua rotina para dormir mais. O nosso sono não é uniforme, ele possui diferentes fases, existem diferenças de classificação, mas a mais comum é que o sono se divide em 5 fases.

Nas três primeiras, o nosso corpo entra em estado de relaxamento, a temperatura corporal cai, a frequência cardíaca diminui. Porém, para os jogadores de futebol os principais benefícios de se dormir bem vêm nas duas próximas fases do sono.

Na quarta fase é como se o nosso corpo fizesse um doping natural, o nosso corpo libera o GH, chamado o hormônio do crescimento e testosterona. Esses hormônios agem estimulando o crescimento e recuperação muscular, a construção óssea, a queima de gordura, auxiliando na recuperação de treinos fortes e melhorando a resposta fisiológica.


Durante a quinta fase do sono os benefícios são concentrados no nosso cérebro, as informações aprendidas durante o dia são fixadas na memória, ou seja, tudo o que você treina e aprende nos treinos também. Quem dorme pouco ou dorme mal passa pouco tempo nessas fases do sono, prejudicando a recuperação do corpo e da mente.


Segundo um dos maiores especialistas em sono do Brasil, o professor Marco Túlio de Mello, em torno de 82% da população têm algum distúrbio do sono ou reclama que treina mal. Um jogador de futebol que deseja tem um bom desempenho não pode estar nesse grupo. Caso esteja, seu sistema muscular começa a se deteriorar, perde força, sua cabeça não se recupera, aumenta o cortisol, que é o hormônio do estresse, com isso seu futebol cai muito. Uma pesquisa americana mostrou que com apenas uma semana de sono ruim, o nível de testosterona cai de tal forma que é como se o atleta envelhecesse 11 anos em termos de força muscular.

O American College of Sports Medicine indica uma média de oito horas de sono por dia, mas atualmente os atletas têm, intencionalmente, dormido bem mais que isso, Usain Bolt dorme 10 horas por noite. Roger Federer, Lebron James dorme 12 horas por noite. Alguns estudos realizados já mostram esses benefícios.


Em um estudo envolvendo jogadores de basquete que passaram a dormir 10 horas ou mais mostrou que eles melhoraram 9% seu desempenho em lances livres e em chutes de 3 pontos. Veja bem, estamos falando de atletas já profissionais e bem treinados, que apenas aumentando seu tempo de sono tiveram uma melhora bastante significativa.


Outro estudo mostrou que tenistas profissionais acertam 42% mais bolas na quadra após noites bem dormidas. Nessa mesma linha, nadadores saltaram 17% mais rápido do bloco de partida.

Claro que não existe uma fórmula mágica e nem um mesmo tempo de sono para todas as pessoas. Mas os benefícios de se dormir mais são notórios. O futebol é um esporte que demanda muita atenção, tomada de decisão, coordenação motora, capacidade aeróbia e anaeróbia. Portanto dormindo mais você certamente melhorará nesses aspectos e isso era refletir no seu jogo.

Para ser um grande jogador de futebol, além de treinar bem e comer bem, dormir é essencial! Então antes de dormir lembre que isso é uma parte extremamente importante para o seu treino. Além das chuteiras concentre-se no seu travesseiro! Espero que tenham gostado e levado essas informações para melhorar o seu jogo.

E você?! Vai usar essas dicas nos Estados Unidos?

Clique aqui para saber mais sobre Esportes nos Estados Unidos.

#desempenhoesportivoesono #GOUSA #Jogarfutebolnoseua #Futebolnosestadosunidos #estudanteatleta #intercâmbioesportivo #esporteesono #dormiredesempenho

730 visualizações

Contato: mg@gousa.com.br

Todos os direitos reservados a Go Usa Advisory Ltda.

Rua Ouro Preto 1143, 1304, Belo Horizonte - MG

+1 (236) 992-6000

 

+55 (31) 99782-3333

 

Enviar Whatsapp para G USA