top of page
  • Foto do escritorThiago Barreira

Você sabe a importância do futebol (soccer) nos EUA?


Você sabe qual a importância dada pelos americanos ao futebol? Quer jogar futebol nos EUA? Entenda o crescimento do futebol nos EUA.

Quando se fala em esporte nos Estados Unidos, logo vem a cabeça de nós brasileiros esportes como basquete, beisebol, futebol americano e até mesmo o hóquei no gelo, esportes tradicionalmente populares nos EUA. Mas e o futebol? O nosso futebol mesmo, que eles chamam de soccer, que importância você acredita que eles dão ao futebol da bola redonda?



O futebol é o esporte mais popular do mundo há muitos anos, mas não parecia conquistar os Americanos, logo eles sempre tão fortes nos esportes, sempre os líderes em medalhas nas olimpíadas.

Mas será que esse quadro permanece?

Nos últimos anos muitas das estrelas do futebol mundial têm ido jogar futebol nos EUA, na Major League Soccer (MLS), estrelas com David Beckham, Kaká, Pirlo, Gerrard e Lampard, isso mudou algo?


Sim, mudou!

Cada vez mais o futebol tem ganhado espaço na cultura americana, as crianças querem ser como os ídolos, jogam futebol nas escolas, os adultos vão aos jogos, assistem pela TV, a liga se torna forte. Para você ter ideia desse fenômeno separei alguns números para você.


O IBOPE Repucom realizou uma pesquisa em solo norte-americano, o resultado foi um grande crescimento do interesso pelo futebol. Em 2011 18,11% dos americanos declarava gostar do soccer, esse número passou para 32,11% em 2014. Nesse mesmo período o SPORTSDNA quis saber qual era o esporte preferido pelas pessoas para se assistir na TV na terra do Tio Sam.

E advinha?

Novamente o futebol teve um grande crescimento de 8,5% em 2011, em 2014 o futebol era o esporte preferido por 12,6% da população.

Para você entender na pratica esses números, vamos compará-los ao público da liga dos Estados Unidos (MLS) com o futebol daqui, o Campeonato Brasileiro. Se tiver que responder rapidamente, qual dos dois campeonatos você acha que atrai mais públicos aos estádios?

A resposta parece óbvia, o Campeonato Brasileiro, afinal estamos falando de Flamengo, Corinthans, Cruzeiro, Palmeiras, Atlético Mg, et... Mas essa resposta está errada !!


A média de público da temporada regular de 2016 da MLS foi maior que o brasileirão de 2016. A liga americana teve uma média de público de 21.692 pessoas por jogo, a sétima maior do mundo, enquanto o campeonato brasileiro obteve uma média de público de 17.055 pessoas, sendo apenas a décima quarta liga do mundo a atrair torcedores para os estádios. O Orlando City de Kaká sozinho teve uma média de 32.287 pessoas em seus jogos, mais público que o Palmeiras, campeão brasileiro e clube com maior público em 2016, 31,546 pessoas. Número bem menor do campeão de público americano, o Seattle Sounders que levou nada mais nada menos que 42.636 pessoas por jogo durante a temporada regular.

Isso têm levado as emissoras de TV a investirem na transmissão do futebol nos EUA. Emissoras como Fox Sport, ESPN e até a TV aberta americana ABC passaram a investir de maneira “significativa” no futebol, como disse David Nathanson, gerente-geral e chefe de operações da Fox Sport 1 em entrevista ao Eduardo Ohara para a folha de São Paulo. Algo inimaginável há alguns anos atrás.

E depois de saber de tudo isso, você se interessaria em ingressar no futebol nos EUA, em um intercâmbio esportivo, a partir de uma bolsa de estudos em uma universidade americana?

INSCREVA-SE AGORA para a seletiva de futebol em www.gousa.com.br

1.001 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page