top of page
  • Foto do escritorThiago Barreira

TOEFL: datas, locais e dicas. Saiba tudo sobre a prova!


A principal prova para se matricular em uma faculdade americana é o TOEFL. Esse teste definirá qual seu nível de inglês e quais serão suas possíveis possibilidades de faculdade que você poderá ingressar. Se você tem o interesse de ir para os Estados Unidos ou Canadá, você não deve deixar de ler esse pequeno texto exclusivo em nosso blog!


TOEFL é o primeiro passo para você estudar nos EUA e Canadá.

Como já falamos em nossa última postagem sobre o TOEFL, o teste possui 4 sessões distintas: Listening (Escuta), Speaking (Fala), Reading (Leitura) e Writing (Escrita). Cada sessão vale 30 pontos, totalizando 120 pontos. Para ingressar em faculdades grandes, tais como Harvard, Yale, UCLA, é preciso atingir uma pontuação mínima de 100 em 120 pontos, ou seja, aproximadamente 85% da prova.


Tabela do TOEFL. Pontuação máxima e nível de inglês atingido

O fato é que a prova do TOEFL não é tão difícil quanto parece ser. O grande segredo de qualquer prova, incluindo o TOEFL, é saber se organizar e traçar um plano de estudo diário com uma meta de 1 (uma) hora por dia, por exemplo, durante um tempo determinado. Ao traçar um plano de estudos, praticar os simulados da prova e se dedicar, temos certeza de que você irá aprender e tirar uma nota boa para ingressar em uma faculdade americana ou canadense.

No entanto, muitas pessoas ainda nos perguntam: Como faço essa prova? Precisa pagar? A prova é online? Onde que eu faço a prova? Quais são os dias? Por isso, Irei citar algumas informações básicas para que vocês possam dar início na sua jornada em busca de uma vaga em uma instituição nos EUA ou Canadá.

Valor

A prova tem um preço fixo de $215 dólares americanos. Como o preço não é lá dos mais baratos, o ideal é que você esteja com o inglês na ponta da língua e já tenha feito vários simulados, para garantir que irá tirar uma boa nota.

Locais e Datas

A prova do TOEFL é aplicada quatro vezes por mês na maioria das principais capitais brasileiras, assim como: Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Nas demais cidades, a prova varia de uma vez por mês até três vezes por semana. Seguem a lista das demais cidades que também aplicam as provas:

- Araxá - MG

- Balneário Camburiu - SC

- Belém - PA

- Botucatu - SP

- Brasília - DF

- Campinas - SP

- Campo Grande - MS

- Chapecó - SC

- Cuiabá - MT

- Florianópolis - SC

- Fortaleza - SC

- Foz do Iguaçu - PR

- Goiânia - GO

- Itajubá - MG

- João Pessoa - PB

- Joinville - SC

- Lajeado - RS

- Londrina - PR

- Maceió - AL

- Manaus - AM

- Natal - RN

- Petrolina - PE

- Porto Alegre - RS

- President Prudente - SP

- Recife - PE

- Ribeirao Preto - SP

- Salvador - BA

- Santa Cruz do Sul - RS

- Santa Maria - RS

- Santos - SP

- São Carlos - SP

- São João Del Rei - MG

- São José do Rio Preto - SP

- São José dos Campos - SP

- São Luis - MA

- Sorocaba - SP

- Uberlândia - MG

- Vitória - ES

Dicas Finais

Antes de sair desesperadamente para fazer o registro para prova, é preciso pensar em fazer um planejamento, baseado no término dos seus estudos de inglês e também na logística de deslocamento, caso o centro de aplicação do TOEFL seja longe de você. Sendo assim, você irá precisar verificar a disponibilidade de transporte aéreo ou rodoviário, hotel e calcular ainda um valor para alimentação.


O próximo estudante nos EUA ou Canadá pode ser você.

Além disso, é recomendado o acompanhamento de uma empresa especializada em intercâmbio acadêmico e universitário, assim como a GO USA, para que a empresa possa te acompanhar nos simulados, nos registros para as provas, nas matrículas das universidades e no planejamento de intercâmbio.

Gostou? Então não perca tempo e entre em contato conosco através do nosso formulário em www.gousa.com.br ou através do WhatsApp.

640 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page