• Thiago Barreira

Táticas Sobre o Posicionamento de Um Zagueiro (Super Dicas!)


Você joga como zagueiro? Aqui estão importantes dicas e orientações para melhorar o seu jogo e conseguir uma bolsa nos EUA!

O Zagueiro é a posição mais defensiva dos jogadores de futebol, com exceção dos goleiros, é claro. Para quem sonha em fazer um intercâmbio esportivo e jogar futebol nos EUA é interessante saber o nome usado em inglês, pode-se dizer “defender”, “center-defender”, “center-back” ou até outros nomes (Entenda os diferentes tipos de nome neste artigo). O zagueiro se posiciona entre a primeira linha de defesa da equipe e possui características comuns, mesmo em diferentes times e diferentes países.

Uma dessas características são antropométricas. Usualmente, os zagueiros

são jogadores altos, uma vez que são demandados de várias disputas aéreas durante os jogos. Outra característica comum encontrada é a força física, já que estão em constantes disputas por espaço contra os atacantes adversários. Claro que essas são características da média, existem várias exceções, inclusive de excelentes zagueiros.

O jogo de futebol tem uma demanda tática, técnica física e psicológica. Tudo isso é

demandado ao mesmo tempo, mas por motivos didáticos vou passar as dicas em cada uma delas de maneira separada.


CONCEITOS TÁTICOS PARA UM ZAGUEIRO

Posicionamento Em Linha

Um ponto principal para quem joga de zagueiro é saber se posicionar em linha. Atualmente, a grande maioria das equipes jogam com uma linha de 4 na defesa, dois zagueiros e dois laterais. Também é comum se jogar com 3 zagueiros, podendo ser uma linha de 3 ou contar com os dois laterais nessa linha e se tornar uma linha de 5. De qualquer forma, é importante saber se posicionar no campo observando os companheiros da sua linha.




Os zagueiros são responsáveis por controlar a altura que essa primeira linha defensiva vai estar no campo, saber a hora de subir e descer e também fazer a linha balançar de um lado ao outro no campo de acordo com a posição da bola.

Cobertura Defensiva

A cobertura defensiva é um princípio tático fundamental (COSTA et. al., 2011), onde o jogador se posiciona para ajudar o companheiro de equipe quando esse está pressionado o adversário com bola.



Bola Descoberta e Bola Coberta

Entender o que é a bola descoberta e bola coberta ajudará a se comportar em diferentes situações de jogo. A bola coberta é quando a bola está com o adversário, mas esse está sendo pressionado por algum jogador do seu time. A bola descoberta é quando ele não está sendo pressionado por um jogador do seu time. Na situação da bola descoberta, os zagueiros e toda a última linha devem descer, movimentar-se para trás e mudar a posição do corpo para correr caso o adversário tente um passe longo.



Unidade Ofensiva

A unidade ofensiva é um outro princípio tático fundamental do jogo de futebol (COSTA et. al., 2011) em que os zagueiros precisam estar atentos. Esse princípio se trata do avanço dos jogadores da ultima linha de defesa para frente quando a equipe estiver com a bola e o objetivo é aproximar as linhas e dar apoio ao companheiro que está com a bola.

ASPECTOS TÉCNICOS PARA UM ZAGUEIRO

Desarme

Um bom zagueiro deve ter bem desenvolvida a capacidade de desarmar o adversário, ou seja, roubar a bola dele sem cometer faltas. Logo após as ações de desarme também deve-se tentar manter o controle da bola para que a sua equipe tenha a posse de bola para atacar.

Interceptação

Outro aspecto defensivo importante para um zagueiro é a capacidade de antecipar um passe do adversário, ou seja, conseguir pegar a bola antes que o passe chegue ao outro jogador.

1x1 - Direcionamento

Em situações de duelos individuais contra os atacantes os zagueiros devem impedir a progressão e roubar a bola do adversário. Em situações em que isso não é possível ou ainda está se preparando para isso, o zagueiro deve saber induzir o comportamento do atacante para diminuir o perigo ao seu gol. Pode-se induzir o atacante para usar a perna não dominante, aí o zagueiro deve posicionar o seu corpo fechando a perna dominante. Outra situação possível é induzir o atacante para os lados do campo, nesse caso o zagueiro deve posicionar o seu corpo fechando a passagem do atacante para o meio do campo.


Bola Aérea Defensiva e Ofensiva

O aspecto técnico do cabeceio é fundamental para um zagueiro. Muitos zagueiros se destacaram na história do futebol pela suas capacidades de vencerem duelos de bola aérea na defesa e no ataque. Nos últimos anos, o futebol tem se tornado cada vez mais equilibrado e as equipes têm se equilibrado, por isso a bola aérea tem se tornado uma arma fundamental para as equipes. Uma excelente oportunidade para um zagueiro definir o título de uma Champions League, não é?


ASPECTOS PSICOLÓGICOS DE UM ZAGUEIRO

O aspecto psicológico é por vezes ignorado ou colocado em uma esfera de menor importância, mas é um fator decisivo para o jogo. Para um zagueiro, se torna importante ter uma capacidade de liderança, pois é um jogador que está de frente para a equipe e, portanto, pode e deve se comunicar com os companheiros para ajustar os posicionamentos dentro de campo. Também é necessário um controle emocional em situações de risco, já que por várias vezes terá que agir contra o adversário próximo ao seu gol para impedir que a sua equipe sofra o gol. Também é preciso auto confiança e segurança para desempenhar essa função dentro de campo.


CAPACIDADES FÍSICAS DE UM ZAGUEIRO:

Os zagueiros devem ter uma capacidade aeróbica suficiente para suportar uma atividade física de longa duração como o futebol, apesar de se deslocarem menos em termos de distâncias totais em relação aos outros jogadores de linha. Porém, as suas ações de cabeceio, chutes, disputas de 1x1 e corridas em alta velocidade contra atacantes e em direção a bola requerem uma grande capacidade anaeróbica, por isso devem desenvolver bem sua força explosiva. Uma boa capacidade aeróbica também irá garantir que se recupere entre uma ação anaeróbica e outra.

Se você considerar o que foi dito nesse artigo e se desenvolver nesses aspectos certamente conseguirá ter seu desempenho melhorado.

Espero que tenha gostado!

Agora é hora de por em prática o que aprendeu e ir em busca dos seus sonho. Até a próxima!

Mais informações em

www.gousa.com.br

#zagueiro #Jogarfutebolnoseua #intercâmbioesportivo #estudanteatleta #estudoseesporte #Intercambioesportivo #bolsaparajogador #Futebolnoseua #BolsasdeestudosnosEUA #Jogarfutebolnosestadosunidos #bolsasesportivas #futebolnosEUA #bolsasdeestudosnosEUA #Futebolnosestadosunidos #esportenoseua

9,020 visualizações

Contato: mg@gousa.com.br

Todos os direitos reservados a Go Usa Advisory Ltda.

Rua Ouro Preto 1143, 1304, Belo Horizonte - MG

+1 (636) 395-0184

 

+55 (31) 99967-6000