• Thiago Barreira

Quais as Funções de um Meio-de-Campo?


O meio-de-campo é uma das posições mais procuradas pelos técnicos americanos. Entenda melhor a função e saiba se destacar para conseguir uma vaga nos Estados Unidos.

No futebol, o meio campo é tido como o setor que mais influencia na organização de uma equipe tanto na parte ofensiva quanto defensiva. No Brasil, temos o costume de dividir as funções mais defensivas das mais ofensivas do meio de campo. Basicamente dividimos os jogadores desse setor da equipe entre volantes e meias. Nos outros países essa função de “volante” não é entendida da mesma forma, os jogadores são tratados como meio campistas com funções mais ou menos defensivas e ofensivas, mas todos têm as duas obrigações.

Nos EUA as funções dos meio campistas possuem algumas nomenclaturas comunmente usadas lá. Se você pretende conseguir uma bolsa de estudos com o futebol é importante saber disso não é?

Pois bem, a palavra usada para os jogadores de meio campo é MIDFIELDER. Porém apresenta algumas variações de acordo com a sua função desempenhada no meio campo da equipe, um meio campista mais ofensivo é chamado de ATTACKING MIDFIELDER; um meia mais central de CENTER MIDFIELDER; meia direita é RIGHT MIDFIELDER e esquerda LEFT MIDFIELDER. Se você pode atuar tanto do lado direito quanto esquerdo do meio campo é chamado de OUTSUDE MIDFIELDER. Os meio campistas com funções mais defensivas, mais próximos do que aqui chamamos de volante, lá é chamado de DEFENSIVE MIDFIELDER ou HOLDING MIDFIELDER.

Agora que você já sabe o nome e as funções que os meio campistas têm nos EUA, está na hora de saber em qual dessas posições você terá um desempenho melhor. Um dos segredos do sucesso no futebol é saber onde suas características melhor podem ser aproveitadas. Para atuar em uma determinada posição e desempenhar alguma função em campo você precisa analisar seus pontos fortes e fracos e quais são as demandas de cada posição. Por exemplo, se você é um jogador que conduz muito a bola e tem uma velocidade acima dá média deve atuar em uma função aonde esses seus pontos fortes irão te ajudar. Se atuar pelos lados do campo terá maior sucesso do que se atuar no centro, pois terá mais espaço para conduzir a bola.

Além disso no futebol universitário é bastante comum os treinadores usarem o mesmo jogador em várias posições diferentes, as vezes até mesmo na mesma partida. Isso porque lá existem torneios onde se jogam quase todos os dias, existe uma flexibilidade maior em relação as substituições, portanto é extremamente importante você conhecer as exigências de cada função no meio de campo. Agora vou apresentar a vocês as exigências e características de cada uma das funções que citamos:


Essa função é a que mais se assemelha com o que nós aqui no Brasil chamamos de volante, se trata do jogador de meio campo mais próximo a primeira linha de defesa e com as responsabilidades mais defensivas. Essa função exige uma grande capacidade de posicionamento sem a bola para cobrir os espaços e evitar dar chances aos adversários, também exige do jogador um grande numero de desarmes e interceptações. O Holding Midfielder deve ter uma boa capacidade aeróbica para deslocar durante todo o jogo, mas também uma força física que o possibilite vencer os duelos contras os atacantes. Em equipes mais modernas onde o seu primeiro jogador de meio campo participa da saída de bola, cabe a esse jogador também tem um bom percentual de acerto de passes e principalmente ser capaz de acertar passes longos. Observação: os passes longos nos EUA são muito valorizados, se você tem isso como um ponto forte é interessante utilizar, e essa função te dará mais oportunidades de fazê-lo ao longo do jogo.



O Center Midfielder americano seria uma mistura do nosso segundo volante e o meia armador. No Brasil, por uma questão cultural, temos a ideia do camisa 10, o meia armador clássico. Essa função na maioria dos países está dividida entre o meia central e o meia atacante. O Center Midfielder então é o jogador responsável por cadenciar o jogo da equipe, sendo o principal jogador a realizar os passes e armar as jogadas. Seu posicionamento pode variar, as vezes mais atrás ou mais a frente no meio campo, talvez seja essa a principal diferença para o nosso camisa 10, que estaria sempre mais próximo ao ataque. Para desempenhar essa função o jogador deve ser capaz de acertar muitos passes, dar poucos toques na bola (dois toques apenas de preferência) e ter uma boa leitura do jogo. Os jogadores que se destacam nessa função não são jogadores tão rápidos e que conduzem a bola, mas são jogadores capazes de fazer a bola chegar aos companheiros de equipe.



O Offensive Midfielder é o jogador de meio campo que está no centro do jogo e que se aproxima mais do ataque. Esse jogador tanto tem a função de participar da criação das jogadas como de finalizá-las. Como característica são jogadores mais rápidos que os meias centrais, muitos são mais fortes para vencer os confrontos com os Holding Midfielders, são bons finalizadores e nos EUA terá ainda mais valor se for um bom cabeceador. De acordo com o modelo de jogo do treinador será uma espécie de segundo atacante. É extremamente importante esse jogador entrar na área para finalizar as jogadas, outro ponto importante é ter uma boa finalização de fora da área e usar quando tiver oportunidade.



Os Right e os Left Midfielders são os jogadores de meio campo que atuam mais abertos no campo. Hoje com as formações 4-1-4-1 e 4-2-3-1 sendo muito usadas, esses jogadores acabam tendo uma função muito importante nas equipes. Como características são jogadores mais rápidos e conduzem mais a bola, gostam de jogadas de 1x1 e buscam a linha de fundo. O futebol nos EUA possui uma característica forte de ser um jogo mais rápido e com muitas jogadas de cruzamentos, se você tem uma velocidade maior que a média e sabe fazer bons cruzamentos, jogar nessa posição irá te ajudar a se destacar.


Essas são as funções mais usadas pelos treinadores para os jogadores de meio campo. Agora é a sua vez de analisar os seus pontos fortes e fracos e ver em qual dessas funções se encaixa melhor. Com esses conhecimentos você tem mais chances de melhorar o seu futebol e conseguir uma bolsa de estudos nos EUA. Se prepare bem nos estudos, no inglês e no futebol, que com a GO USA você terá oportunidades!

#esportenoseua #educaçãoeesporte #estudoseesporte #Futebolnoseua #futebolnosEUA #Jogarfutebolnoseua #Futebolnosestadosunidos

2,603 visualizações

Contato: mg@gousa.com.br

Todos os direitos reservados a Go Usa Advisory Ltda.

Rua Ouro Preto 1143, 1304, Belo Horizonte - MG

+1 (636) 395-0184

 

+55 (31) 99782-3333