• Thiago Barreira

Por Quê Você Não Deve Desistir no Primeiro Obstáculo?


Acredito que tomar qualquer tipo de decisão em relação ao seu futuro seja difícil, o que estudar, qual carreira seguir, correr ou não atrás de um sonho que te motiva, entre outras. Ainda mais quando essa decisão envolve ter que “deixar” a sua família, seus amigos, seu país de origem.

Mas será que não vale a pena arriscar?

Sem dúvidas, me mudar para os EUA em 2010 para jogar e estudar em uma universidade do Texas foi difícil, mas definitivamente a melhor decisão que já tomei na vida. No primeiro momento tive várias incertezas e medo.

“Como eu vou para um país de cultura totalmente diferente da minha, com pessoas que não falam nem o mesmo idioma que eu?” Detalhe: eu não falava inglês. Não sabia como seria, mas estava decidida a descobrir.

Maior do que qualquer medo era minha vontade de realizar um SONHO, que não era só meu, mas também da MINHA FAMÍLIA. Então eu decidi partir, com a certeza de que iria dar certo. A ficha começou a cair quando estava no avião, ao ver as fotos, cartas que tinha recebido, comecei a chorar. Por um segundo pensei em voltar, mas me lembrei de tudo que me motivou a ir. Fechei os olhos e quando acordei estava em solo americano.


A capitã do meu time estava no aeroporto me esperando, com outras companheiras de equipe inclusive uma brasileira para ser minha tradutora. Eu estava impressionada com tudo; a ótima recepção que tive, com o campus da faculdade, com a organização dos dormitórios e principalmente com o complexo esportivo. Me chamou a atenção a diferença para o Brasil. Nem algumas equipes profissionais do futebol masculino têm a estrutura esportiva que minha faculdade tinha, imagina uma equipe feminina?! Naquele momento meu sonho começava a se realizar. Mas como nem tudo é um mar de rosas, vieram também os primeiros obstáculos.

Foi difícil conhecer as pessoas e não conseguir respondê-las, não saber o que pedir em um restaurante nos jantares da equipe e ter que pedir a mesma comida da companheira que está na sua frente só porque era mais fácil e exigia menos o inglês. E essa tal de pré-temporada? Acordar as 5:30 da manhã para ir correr na praia, treinar 3 períodos por dia, essa era a minha rotina, e por uma semana foi assim, eu respirava o futebol.

Mas depois da primeira semana começaram as aulas. Aos poucos comecei a aprender o inglês, falava frases picadas, errava a gramática, mas mesmo assim queria falar com todo mundo. Fui pegando o ritmo de ser uma estudante-atleta, e várias vezes saí correndo do treino para não me atrasar na aula, ou vice-versa, mas sempre com responsabilidade e comprometimento nunca reprovei em alguma matéria e sempre estive pontual nos treinos.


Obstáculos sempre vão existir, agora cabe a você a decidir o que eles vão fazer com você. Eu decidi lutar até o final, para realizar o meu sonho. Inglês, mudança cultural, saudade de casa, treinamentos pesados, mudança de curso, foram obstáculos que viraram a escada para o meu sucesso. E acredito sim que tudo acontece da maneira que tem que acontecer. Quando mudei para os EUA meu objetivo principal era me formar e não ter que deixar de fazer o que amo, que é jogar futebol. Logo quando me formei consegui realizar outro sonho, que foi assinar o meu primeiro contrato profissional com uma equipe americana.


Quem acredita, sempre alcança! Você vai ficar de fora?

INSCREVA-SE AGORA para a seletiva de futebol em:

www.gousa.com.br

#desafiosintercâmbio #profissionaldefutebolnosEUA #futebolprofissionalnosEUA #estudanteatleta #superardesafiosintercâmbio #bolsasesportivas #estudoseesporte #bolsaparajogador #BolsasdeestudosnosEUA #Jogarfutebolnosestadosunidos #intercambionoexterior #Intercambioesportivo #esportenoseua #Futebolnosestadosunidos #Jogarfutebolnoseua #bolsasdeestudosnosEUA #bolsasnosEUA #futebolnosEUA #bolsasdeestudos #bolsasintegrais #Futebolnoseua #GOUSA #universityoftexasbrownsville

0 visualização

Contato: mg@gousa.com.br

Todos os direitos reservados a Go Usa Advisory Ltda.

Rua Ouro Preto 1143, 1304, Belo Horizonte - MG

+1 (636) 395-0184

 

+55 (31) 99782-3333

 

Enviar Whatsapp para G USA