• Thiago Barreira

Por quê o Esporte Universitário Americano é Tão Superior ao do Brasil?


Entenda por quê o processo de formação esportiva aliado a educação nos EUA é infinitamente superior ao do Brasil.

Com certeza já ouvimos falar de um talento esportivo que foi descoberto na escola, mas por acaso. Alguém viu esse jovem em uma aula de educação física ou até brincando no recreio e de certa forma levou esse “talento bruto” a algum lugar para ser lapidado. Temos exemplos disso até em atletas brasileiros que disputaram olimpíadas, ou que no futebol, chegaram a jogar Copa do Mundo. Mas você já parou para imaginar quantos talentos foram desperdiçados e ignorados? Quantos não foram contemplados por essa obra do acaso?



Pois é, na grande maioria das vezes é isso que ocorre. Na nossa formação para o esporte a escola não faz parte do processo. Um jovem que deseja seguir qualquer modalidade esportiva tem que lutar para conciliar as duas coisas, e não raramente acaba escolhendo um deles em detrimento do outro. Mas tem que ser assim? Existe outra forma?

Sim! Existe! Ao redor do mundo temos alguns exemplos de como esses dois caminhos são feitos de maneira conjunta. Os EUA é um desses exemplos, onde a formação esportiva está aliada a educação, do início ao fim da formação do estudante-atleta. Lá o jovem tem nas escolas e universidades a possibilidade de se formar como atleta sem prejudicar os seus estudos, na verdade um se torna pré-requisito do outro. Enquanto no Brasil o rendimento escolar não é tido como fundamental para um jovem que quer ser jogador de futebol por exemplo, lá para se manter no time de futebol ele tem que ter uma boa média escolar.

Esse ciclo se estende até a universidade. Por ter estudado em uma universidade no Brasil, ter participado de competições esportivas universitárias aqui e agora conhecer sobre o sistema americano, posso fazer algumas comparações. Enquanto nos EUA as universidades organizam diferentes ligas, que são transmitidas na televisão, com vários níveis de competição, estimulam os alunos a integrarem as equipes, dão bolsas de ensino e possuem estruturas físicas para o esporte de altíssimo nível, no Brasil é exatamente o contrário.

Aqui as competições são organizadas e custeadas pelos próprios alunos. Ao invés de incentivo ao esporte, o que temos são barreiras. Além de péssimas estruturas para os esportes, quando existe alguma estrutura, no geral o quadro é completamente desanimador e de pouco retorno.

Diferentemente as universidades americanas levam o esporte muito a sério. Elas possuem sistemas de bolsas para atletas, o jovem ganha bolsa de estudos para integrar a equipe esportiva. Assim é uma excelente oportunidade para um intercâmbio esportivo, principalmente para o futebol. Como você deve imaginar, existe um grande interesse pelos estudante-atletas brasileiros para essa modalidade. Através da Go USA, vários atletas do futebol masculino e feminino já tiveram a oportunidade de ingressar em uma universidade americana e além da preparação esportiva, conseguir um diploma de um curso superior de qualidade.

E o ciclo não se encerra aí, os clubes profissionais captam os jogadores do esporte universitário. Todo o sistema de ensino e preparação esportiva é pensado para isso. No fim do ciclo os times e ligas profissionais selecionam os atletas das universidades e esses passam a ser atletas profissionais. Um processo inteligente, pensando a partir da educação, que garante um diploma de curso superior e a possibilidade de se tornar um atleta profissional.


Sabendo disso você se interessou e quer ter também a chance de ganhar uma bolsa de estudos nos Estados Unidos e se tornar um estudante atleta?

INSCREVA-SE AGORA para a seletiva de futebol em

www.gousa.com.br

#BolsasdeestudosnosEUA #GOUSA #bolsanoexterior #intercâmbioesportivo #kaka #estudanteatleta #bolsasesportivas #bolsaparajogador #estudoseesporte #Jogarfutebolnosestadosunidos #esportenoseua #Futebolnoseua #futebolnosEUA #futebolprofissionalnosEUA #bolsasnosEUA #Jogarfutebolnoseua #seletivadefutebol #Futebolnosestadosunidos

1,166 visualizações

Contato: mg@gousa.com.br

Todos os direitos reservados a Go Usa Advisory Ltda.

Rua Ouro Preto 1143, 1304, Belo Horizonte - MG

+1 (636) 395-0184

 

+55 (31) 99782-3333