top of page
  • Foto do escritorThiago Barreira

Minha Experiência Acadêmica Inesquecível nos Estados Unidos


Fala pessoal!

Irei contar brevemente minha trajetória acadêmica nos Estados Unidos e espero que vocês gostem!

Antes do meu ingresso em uma universidade americana, eu estudava Direito e Ciência Contábeis, no Brasil, quando decidi mudar completamente minha vida, trocando meu foco de estudos e também de país.

Desde o primeiro ano da faculdade de Direito, eu fiz matérias que me apresentaram ao campo das relações internacionais. Quando eu cheguei à metade da graduação, me dei conta de que eu deveria trocar de curso. O Direito e a Contabilidade haviam perdido a capacidade de me encantar, enquanto que o objeto de estudo de Relações Internacionais brilhava frente a meus olhos.


Lukas Desconzi, coordenador acadêmico da GO USA, em sua experiência nos Estados Unidos

Ainda que a empolgação me dissesse que eu deveria trocar de curso o mais rápido possível, a razão sabia que essa mudança significaria uma mudança muito mais profunda. Fazer o curso de Relações Internacionais me obrigaria a mudar de cidade, uma vez que em minha terra natal nenhuma faculdade oferecia essa graduação à época. Além do mais, eu estava ciente de que eu deveria melhorar meu inglês e de que eu teria que aprender mais línguas, caso quisesse ter uma boa colocação no mercado de trabalho assim que me formasse.

Somando os custos de morar numa metrópole brasileira com os custos dos cursos de inglês, espanhol e francês, eu me dei conta de que eu poderia pagar uma graduação nos Estados Unidos. Comecei, então, a procurar faculdades americanas e bolsas acadêmicas e acabei indo estudar na Lindenwood University, Saint Louis, Missouri, nos Estados Unidos.

Logo que cheguei, fiquei maravilhado com a infraestrutura da universidade. Eu havia realizado meu objetivo: estava estudando Relações Internacionais numa universidade americana e estava começando a fazer aulas de francês e espanhol. Logo após minha chegada, fiquei sabendo que a Lindenwood tinha programas de cooperação com faculdades na Espanha e na França, onde eu poderia fazer matérias que contariam para minha graduação. Eu me senti a pessoa com mais sorte no mundo.


Prédio da Lindenwood University, faculdade em que Lukas Desconzi conquistou uma bolsa acadêmica para estudar relações internacionais

Depois dessa fase de encantamento, já na metade da graduação nos Estados Unidos, percebi que eu poderia transferir minha graduação para uma universidade maior. Meu GPA era 4.0 e eu havia acabado de terminar um estágio na Organização dos Estados Americanos no Haiti. Assim, comecei a busca pela transferência. A Washington Univeristy em St.Louis, uma das universidades Top 10 dos Estados Unidos, me aceitou, o que, para mim, já foi uma alegria e uma honra. O valor anual da matrícula (tuition), no entanto, era muito superior à minha capacidade de investimento à época.

Nesse momento, após ter procurado inúmeras faculdades e ter visto seus requerimentos de aceitação, de transferência e para a concessão de bolsas, entendi que, se eu tivesse planejado melhor meu projeto de estudar nos Estados Unidos antes de deixar o Brasil, eu poderia conseguir, de modo mais fácil, uma bolsa acadêmica, o que me permitiria alçar voos ainda mais altos.

Essa é a razão pela qual eu me juntei à GO USA. Eu gostaria de oferecer a outras pessoas o serviço de planejamento e assessoria que eu gostaria de ter recebido antes de partir, de modo que eu pudesse atingir meu potencial completo, estudando na melhor universidade possível pelo menor preço.

Somente para terminar minha história pessoal, quando eu aceitei que não poderia transferir para uma universidade do status de uma Washington University, eu redobrei meu foco nos projetos de fazer um semestre na França e um semestre na Espanha. Passei um semestre na Universidade de Granada, na Andaluzia, e um semestre na Universidade de Caen, na Baixa Normandia. Em ambos os casos, eu pude utilizar os créditos feitos na Europa para minha graduação nos Estados Unidos. Então, ao final de 4 anos, eu havia me graduado em Relações Internacionais, melhorado meu inglês e aprendido francês e espanhol (em nível C1), como havia planejado em primeiro lugar.

Eu espero que essas palavras tenham te estimulado a estudar fora do país e a escolher nossa assessoria para melhor planejar seu projeto, de modo que possas ter a melhor experiência acadêmica possível nos Estados Unidos ou Canadá.


Caso tenham interesse, meu e-mail é lukas@gousa.com.br e meu celular é (55) 99942-8783.

Abraços!

Lukas Desconzi

367 visualizações0 comentário
bottom of page