top of page
  • Foto do escritorThiago Barreira

Guia Básico de Futebol Americano: Jogue nos EUA!


Você fica perdido com as regras do futebol americano? Não sabe quando é ponto e quando não é? Gostaria de jogar nos EUA? Então esse artigo é para você!


O interesse pelo futebol americano vem crescendo no Brasil. Hoje temos times profissionais, campeonato brasileiro, inclusive times de camisa do futebol normal estão criando equipes recentemente, como o Cruzeiro. E para quem tem o sonho de conquistar um intercâmbio esportivo, saber sobre esse esporte pode não só ajudar na adaptação a cultura e ter o que conversar com os novos amigos, mas até ser um esporte a se praticar.

Mas como entender um jogo que parece tão cheio de regras, jogadores, linhas no campo e é totalmente diferente do que gente está acostumado? Eu também pensava assim, tinha vontade de entender o jogo, mas era muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e não entendia nada. Até que fiz amizade com alguns americanos e eles foram me ensinando, descobri que as regras básicas são até simples de se entender. Bom, você não vai precisar viajar para os EUA e nem achar um americano perdido na rua aqui, vou explicar as principais regras para você conseguir entender o que está acontecendo com o jogo da bola oval.

O CAMPO

Vamos começar falando do campo de jogo. No futebol americano o campo é marcado por faixas desenhadas a cada 10 jardas. No fim do campo tem a zona final chamada de “End zone”, o objetivo das equipes é chegar nessa zona carregando a bola ou receber a bola lá dentro. Além disso temos duas traves em formato de “Y” onde os jogadores podem chutar a bola entre elas para pontuar.


O campo todo possui 120 jardas, que seria 109,7 metros, por 43 jardas de largura. Divido em 91,44 jardas no campo de jogo e 9,14 jardas em cada end zone.


AS REGRAS:

TEMPO DE JOGO

O jogo dura 60 minutos, divididos em 4 tempos de 15. Porém o cronometro para toda vez que um jogador sair do campo com a bola, um passe é incompleto ou há um pedido de tempo.

OS TÉCNICOS

Além dos pedidos técnicos, os treinadores podem desafiar a arbitragem e pedir a revisão eletrônica de algum lance. Cada time pode pedir dois desafios por jogo.

OS TIMES

Cada time tem 11 jogadores no campo de jogo e as substituições são ilimitadas, ou seja os jogadores podem entrar e sair do jogo quantas vezes o técnico quiser. Por conta disso os times normalmente colocam um time para o ataque, um para defesa e um terceiro time para os lances de chute que é chamado de time de especialistas.

AS PONTUAÇÕES:

POSSE DE BOLA

Para pontuar os jogadores precisam chegar na zona final do campo. Para isso têm 3 posses de bola, ou seja 3 chances de avançar 10 jardas. Cada tentativa de avançar as 10 jardas é chamada de down ou uma “descida”. Se alcançar as jardas ganham mais 3 tentativas para novas 10 jardas até chegar a end zone. A equipe perde a posse de bola quando um passe é interceptado, ou seja, um adversário pega a bola no ar; Quando um jogador deixa a bola cair e o adversário pega, o chamado “fumble” (existe algumas regras bem específicas pra quando isso vale e quando não vale, em outro texto eu explico); Ou quando têm as 3 tentativas e não conseguem ultrapassar as 10 jardas, nesse caso ele pode devolver a bola chutando-a para longe, o que é chamado de punt ou pode tentar um field goal, caso esteja perto do gol. Existe também a possibilidade de usar essa quarta posse de bola pra tentar passar as 10 jardas e continuar atacando, mas é uma decisão arriscada uma vez que se der errado o adversário já vai começar a te atacar perto da sua end zone.

TOUCHDOWN

Quando os jogadores finalmente ultrapassam a ultima linha ou recebem a bola dentro da end zone é marcado o touchdown, que vale 6 pontos.


EXTRA POINT

Após marcar um touchdown a equipe tem mais uma posse de bola, ela pode chutar para o gol e marcar um extra point que vale 1 ponto.


CONVERSÃO DE DOIS PONTOS

Com a posse de bola extra após marcar o touchdown, a equipe pode ao invés de chutar para o gol, tentar um novo touchdown esse vale 2 pontos. Essa jogada é menos comum que o extra point, porque apesar de valer mais pontos é mais arriscada, assim só é usada em casos onde a equipe está atrás do placar e precisa pontuar rapidamente.

FIELD GOAL

O field goal é a mesma ideia do extra point, a equipe pontua quando chuta a bola para o gol. Porém o field goal pode ser tentado de qualquer lugar do campo e não somente após o touchdown. Como eu expliquei acima, cada equipe tem 3 tentativas de ultrapassar 10 jardas, se não conseguir em a bola pela quarta vez e ai decidirá se chuta o field goal ou devolve a bola para o adversário, de acordo com a distância que estiver do gol. O field goal tem o valor de 3 pontos.


SAFETY

Essa é uma pontuação mais rara de acontecer no jogo de futebol americano. Ela acontece quando a equipe consegue derrubar o jogador adversário que está com a bola em sua própria end zone (acredite, isso acontece as vezes). Um safety vale 2 pontos.


Essas são as principais regras e pontuações, com isso você já será capaz de assistir e entender boa parte do que está acontecendo no jogo.

O futebol americano é um jogo emocionante e bastante interessante, quando se passa a entender o objetivo e as regras se percebe que não se trata de apenas “pancadaria”.

Espero que tenham gostado e aprendido, em breve trarei mais coisas desse esporte também.

Ah....

Antes que eu me esqueça, nós oferecemos um Camp "acampamento" de Futebol Americano nos Estados Unidos para você desenvolver suas habilidades. O acampamento é ideal para você que quer desenvolver suas habilidades ou até mesmo ser observado por técnicos americanos!

Basta clicar aqui para saber mais www.gousa.com.br/campfutebolamericano

Bom jogo a todos!

617 visualizações0 comentário
bottom of page