top of page
  • Foto do escritorThiago Barreira

Dicas Importantes Para Ser Um Bom Lateral nos Estados Unidos!


Você joga como lateral? Aqui estão importantes dicas e orientações para melhorar o seu jogo e conseguir uma bolsa nos EUA!

Os laterais formam juntamente com os zagueiros a primeira linha defensiva da equipe. Porém, diferentemente dos zagueiros, os laterais também possuem obrigações ofensivas, se tornando assim umas das mais complexas posições do futebol atualmente. Para você que buscam um intercâmbio esportivo, a posição de lateral nos EUA é comumente chamada de Full Back ou Outside Back. Especificando, o lateral direito se diz Right Back e o lateral esquerdo Left Back. A posição de lateral por ser tão complexa possui muitas diferenças em modelos de jogo variando de treinadores e outras escolas de futebol. Um exemplo é que nos EUA os laterais costumam ter um comportamento mais defensivo quando comparamos com a forma como os laterais jogam no Brasil.


Marcelo Lateral Real Madrid

O jogo de futebol tem uma demanda tática, técnica física e psicológica. Tudo isso é demandado ao mesmo tempo, mas por motivos didáticos vou passar as dicas em cada uma delas de maneira separada.

CONCEITOS TÁTICOS PARA UM LATERAL

Posicionamento em Linha

Saber se posicionar na primeira linha de defesa é a primeira competência tática de um lateral. A maioria das equipes na atualidade jogam com dois zagueiros e dois laterais, formando assim a chamada linha de 4. Outras formas de montar a primeira linha defensiva no futebol atual com a participação dos laterais é formar essa linha com três zagueiros e dois laterais, ou seja uma linha de 5.


Exemplo de equipe com a primeira linha de defesa formada por 4 jogadores

Exemplo de equipe com a primeira linha de defesa formada por 5 jogadores

Uma observação importante sobre o posicionamento em linha é que os zagueiros são os responsáveis por controlar a altura da linha, onde essa linha deve se posicionar em campo. Por conta da lei do impedimento, a altura da primeira linha de defesa aumenta ou diminui o campo que o adversário tem para jogar e é extremamente importante essa alternância no decorrer do jogo. Para os laterais, é fundamental que esses nunca fiquem atrás dos zagueiros, porque assim dão um espaço de campo maior para o adversário aproveitar, veja as figuras a seguir:


O lateral Esquerdo número 6 da equipe azul está atrás dos zagueiros, com isso  cria-se um espaço para os atacantes explorarem sem estar em impedimento.

Retorno pelo Centro

Se o lateral for driblado ou o adversário conseguir chegar a linha de fundo “nas suas costas” e o zagueiro for obrigado a vir pressionar a bola, o lateral deve retornar a linha pelo centro, na posição que era ocupada pelo zagueiro. Veja a figura:


Repare que dessa forma o centro do campo, local de mais perigo continua  protegido mesmo com a saída do zagueiro. Agora repare na próxima figura  como ficaria o centro do campo se o lateral retornasse para o lado, o que  geralmente se faz:

A região central ficou desprotegida e a distância entre os dois zagueiros ficou  muito grande. Se isso tivesse ocorrido o jogador adversário numero 9 estaria  em uma ótima posição para receber a bola

Fechar Linha de 4

A maioria das equipes do futebol atual jogam em uma linha com 4 defensores na primeira linha de defesa. E um comportamento importante para o lateral é quando o zagueiro for obrigado a sair da linha para pressionar a bola no corredor central. Repare na figura como fica um espaço grande deixado por ele quando tem que realizar essa ação:


Quando isso acontece os outros jogadores que compõem a linha de 4 devem fechar esse espaço deixado pelo zagueiro e formar rapidamente uma linha de 3 para proteger o centro do campo. O lateral do lado da bola tem de fazer isso de maneira rápida e atenta já que o espaço está ao seu lado. Obviamente, ao se deslocar para o centro ele deixará um espaço do lado do campo desocupado. Mas a prioridade em caso de alguma desorganização no sistema deve ser proteger o centro, que é a região mais perigosa.


ASPECTOS TÉCNICOS PARA UM ZAGUEIRO LATERAL

Desarme

Os laterais são constantemente expostos a situações onde devem pressionar o adversário, nessas situações devem ser capazes de desarmar o adversário sem cometer faltas. Logo após as ações de desarme, também deve-se tentar manter o controle da bola para que a sua equipe tenha a posse de bola para atacar.


Interceptação

Outro aspecto defensivo importante para um lateral é a capacidade de antecipar um passe do adversário, ou seja, conseguir pegar a bola antes que o passe chegue ao outro jogador.

1x1 Direcionamento

Os laterais frequentemente estão em situação de duelos individuais contra os atacantes e laterais adversários e devem impedir sua progressão e roubar a bola. Esses duelos se dão nos lados do campo, como já disse anteriormente nesse texto, a região central do campo é a mais perigosa, portanto deve ser protegida. Assim os laterais devem induzir os seus adversários para o lado do campo, para isso precisam posicionar o seu corpo fechando a passagem do atacante para o meio do campo.

Cruzamento

O lateral além de todas as obrigações defensivas deve também apoiar a equipe no ataque. Seus apoios se dão prioritariamente pelas laterais do campo, usando essa faixa do campo para ganhar a lateral da área. Desta forma, o elemento técnico mais exigido de um lateral é o cruzamento. Um bom lateral deve ser capaz de observar as movimentações de seus colegas dentro da área e seja por meio de um cruzamento pelo alto ou rasteiro devem fazer com que a bola chegue em condições deles finalizarem.


ASPECTOS PSICOLÓGICOS DE UM LATERAL

O aspecto psicológico é um fator extremamente importante para um jogador de futebol, mesmo sendo muitas vezes ignorado ou colocado em uma menor importância. Um lateral deve manter um alto nível de concentração durante o jogo, para que consiga realizar suas ações ofensivas e defensivas em excelência. É uma posição muito exposta a pressão por suas características complexas e estando sempre em evidência. Como espectador de um jogo de futebol você já deve ter ouvido alguém cobrar um lateral para que ataque, ao mesmo tempo em que cobra por ele tomar uma “bola nas costas”. Assim, um lateral deve ter sua concentração bem desenvolvida para absorver tudo isso e conseguir realizar bem sua função.

CAPACIDADES FÍSICAS DE UM LATERAL

Os laterais percorrem grandes distancias durante o jogo. Como possuem funções na fase ofensiva e defensiva da equipe e jogam em uma faixa grande do campo de jogo, a principal capacidade física que ele deve ter bem desenvolvida é a capacidade aeróbia. Mas também realiza ações como cruzamentos, chutes, disputas de 1x1 e corridas em alta velocidade contra atacantes e em direção a bola. Essas ações requerem uma grande capacidade anaeróbica, por isso devem desenvolver bem sua força explosiva. Uma boa capacidade aeróbica também irá garantir que se recupere entre uma ação anaeróbica e outra.

Com tudo o que foi falado nesse artigo você agora tem informações suficientes para se desenvolver nesses aspectos, e assim certamente conseguirá ter seu desempenho melhorado e terá mais chances de conseguir uma bolsa de estudos esportiva. Espero que tenham gostado, agora é por em prática o que aprendeu e ir a busca dos seus sonhos. Até a próxima!

Mais informações em

4.747 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page