top of page
  • Foto do escritorThiago Barreira

A Importância da Alimentação para um Jogador de Futebol


A alimentação influencia o desempenho de um jogador de futebol? Você sabe o que comer e quanto comer?

Para um jogador de futebol, assim como para qualquer atleta, alimentação é um ponto determinante no seu desempenho. Você sabe exatamente o que você come, quanto come e o impacto que isso tem no seu desempenho? Você sabe quanto se gasta energicamente em um jogo ou treino de futebol? Se não faz nem ideia disso, você pode não estar adequadamente preparado.


esporte e alimentação

Uma analogia fácil de fazer para entender melhor esse problema é se compararmos o nosso corpo a uma máquina, como um carro.

Para um carro funcionar é necessário combustível, sem a queima dele não é produzido energia e o carro não anda. O mesmo é valido para o nosso corpo. Se não fizermos a “queima” dos nutrientes que ingerimos não temos energia para nos movimentar ou viver.

Quando vamos viajar olhamos a distância que iremos percorrer com o carro e depois calculamos qual a quantidade de combustível necessária para isso. Se não colocarmos combustível suficiente, o carro não dará conta de chegar ao destino e vai parar no meio do caminho. E você, já parou para pensar se está colocando nutrientes suficientes em seu organismo para a demanda de um jogo de futebol?



O futebol tem um demanda técnica, tática, psicológica e física. Vários estudos trazem valores e quantificam essa demanda. Sabe-se, por exemplo, que um jogador tem uma distância total percorrida entre 8-12 km por jogo, com 800 à 1500 mudanças de velocidade.

Além disso, no futebol realizamos ações de chute, giros, salto e dribles. Assim, o futebol é um esporte com alta demanda aeróbia e com grandes solicitações anaeróbias durante o jogo. Ou seja, gastamos muita energia e por diferentes vias. Para gerar essa energia o nosso organismo precisa estar “abastecido” e após isso, nossas reservas de energia precisam ser repostas.


A ingestão de carboidratos se mostra chave nesse processo. Mujica e colaboradores (2012) apontam que a incompatibilidade entre a quantidade necessária de carboidratos para a realização de treinos e jogos de futebol e a quantidade ingerida desse nutriente pode ser responsável como um fator determinante para uma performance fraca no futebol. Esses autores trazem uma sugestão da quantidade de carboidratos que se deva ingerir por quilo/dia para diferentes demandas de treinos e jogos. O quadro abaixo trás a essa relação:


Uma melhor alimentação está ligada diretamente em uma maior capacidade física e em um melhor desempenho no jogo de futebol. Os estudos de Bangspo et. al. (1992) e de Balsom et. al. (1999) compararam atletas com duas diferentes dietas. Um grupo teve uma alta ingestão de carboidrato antes do jogo e outro grupo uma ingestão moderada. Os resultados apontaram que uma alta ingestão de carboidratos (8g/kg/d) por um período de 48 horas antes da atividade, determinou melhores desempenhos, em comparação à ingestão moderada (4,5g/kg/d e 3g/kg/d) de carboidratos.

Além de um melhor preparo para o jogo, a alimentação está ligada a recuperação. O futebol é o esporte que apresenta um maior tempo de recuperação dos estoques de energia no músculo, o glicogênio muscular. Uma dieta com uma quantidade de carboidratos adequada ajuda para que essa recuperação seja feita melhor e mais rapidamente.


Para fechar esse artigo, trago ainda dois fatores que atrapalham a recuperação muscular e consequentemente o desempenho no futebol: a desidratação e consumo de álcool. Portanto se você quer ter um alto desempenho no futebol a sua alimentação, ingestão de carboidratos, água e o consumo de álcool são pontos chave que precisa levar em consideração.

Até a próxima!

Mais informações em

1.241 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page